/ Web Design

Melhorando seus projetos com: espaço em branco

Minimalismo é uma das coisas mais difíceis no design, principalmente no webdesign, o excesso de elementos na maioria das vezes interrompe o fluxo de leitura enquanto a navegação ocorre. No contexto do webdesign o espaço em branco é uma poderosa ferramenta de auxílio para que essa navegabilidade fique funcional e objetiva. Por isso separei algumas pequenas informações valiosas de como utilizar a técnica dos espaços em banco, confira abaixo.

O que é o espaço em branco?

No contexto do webdesign, o espaço em banco refere-se aos espaços entre diferentes elementos do design da página, seja o espaço entre as linhas, em torno das imagens ou entre as diferentes seções de conteúdo. A área entre os textos, imagens, parágrafos, links… dentre outras, são chamadas de "espaços em branco". Espaço em branco não é necessariamente um espaço em "branco". E de fato nem precisa ser na cor "branca". hehe

Website Posthaus
Website Posthaus

Aqui realçado com círculos transparentes alguns "espaços em banco"

Website Caixa Econômica
Website Caixa Econômica

Aqui realçado com círculos transparentes os “espaços em branco” com fundos "não brancos".

Existem dois tipos de espaços em branco no webdesign, o espaço em branco ativo, que é o espaço intencionalmente deixado para melhorar a estrutura do website e enfatizar algum conteúdo. E o espaço em branco passivo, que é o espaço deixado ao redor das páginas ou áreas em branco automaticamente pelo navegador (em casos de projetos com largura fixa). Experimente olhar de novo algum site, revista, outdoor. Veja se consegue diferenciar os dois espaços.

Espaço em branco ajuda na usabilidade

O espaço em branco é um princípio de uma boa usabilidade além de ser visualmente amigável e atrativo. Deve-se usar o espaço em branco como uma forma de guiar o usuário, como um mapa visual, evitando que ele se distraia com elementos desnecessários.

Login Dropbox
Login Dropbox

Na tela de login do Dropbox, o foco na ação e design minimalista permitem que o usuário não de distraia com elementos desnecessários e faça o que tem que fazer efetivamente — entrar.

Espaço em branco deixa o conteúdo legível

Observe a página de about do website Slack: https://slack.com/about

Um aspecto chave de uma boa usabilidade é a legibilidade do seu conteúdo. Muitos fatores podem contribuir com a legibilidade, incluindo o tamanho da fonte, cor ou o uso de títulos expressivos. O espaço em branco é outra chave para se considerar.

No caso do slack o espaçamento entre os títulos e separação entre “blocos de texto” e ilustrações contribuem muito para uma legibilidade extremamente eficaz e sem atrasos visuais.

Espaço em branco deixa o design emocional

O espaço em branco não quer dizer deixar branco e sim trabalhar com o “espaço em branco” , trabalhar com o “respiro disponível”. Independente de cores, elementos ou padrões, a harmonia dos elementos pode invocar emoção no usuário.

Website Paper Pillar
Website Paper Pillar

No caso do site da galera do Paper Pillar o espaçamento deixado em conjunto com a ilustração trazem um aspecto emocional, convidativo e amigável ao website, e o restante dos elementos compõem um harmonia visual, intuitiva e atrativa.

Essas boas práticas ajudam a guiar a experiência do usuário, e o espaço em branco deve ser considerado como um elemento forte de design para que seus projetos se beneficiem dessa abordagem e você obtenha sucesso.

Até a próxima o/