Regra de Backup 3-2-1

Backup3-2-1-4

Olá, AzTechs!

Partido da premissa que todos nós já sabemos da importância que o backup possui dentro de um ambiente de TI. O backup é um dos itens mais importantes no quesito proteção de dados, visto que no caso de um desastre como por exemplo o de um ataque de ransomware ou até mesmo uma catástrofe como um incêndio em um data center, é apenas o backup que pode garantir o retorno dos dados para o ambiente de produção de TI.
Mas para que a restauração do backup seja concluída com sucesso, nós devemos antes de tudo, arquitetar a solução e o ambiente de backup para garantir que o local onde o backup está sendo guardado esteja são e salvo no momento em que acontece algum problema ou uma situação semelhante das as citadas venha a acontecer.
Para arquitetar uma solução e um ambiente de backup existem diversas boas práticas para seguir. Entretanto a que eu considero mais segura nos dias de hoje é a regra de backup 3-2-1. Essa regra tem uma abordagem simples do qual nos ajuda a entender quantas cópias de backups nós devemos ter e onde nós devemos armazená-las.
A regra 3-2-1 se difundiu dentre o mercado de TI em função de um fotógrafo chamado Peter Krogh que disse que existem 2 tipos de pessoas: as que já tiveram uma falha de storage e as que ainda vão ter, ou seja, por mais que você salve o seu backup em um storage por exemplo, isso não quer dizer que seus dados estejam são e salvos para todo o sempre. Já que essa storage pode vir a apresentar algum tipo de problema ou até mesmo ser comprometida quando você sofre um ataque.

O nome 3-2-1 é dado em função da quantidade de backup que devemos ter, da quantidade de mídias em que devemos armazenar o backup e os locais aonde o backup fica guardado.
Sendo assim nós temos os 3 tópicos:

  • Possuir pelo menos 3 cópias dos seus dados;
  • Armazenar as cópias em pelo menos 2 tipos de mídia diferentes;
  • Manter pelo menos 1 das cópias em algum local fora do seu ambiente de trabalho.

Podemos ver uma ilustração aonde a nossa ferramenta Veeam Backup demonstra um artigo uma maneira bem simples de como funciona a regra 3-2-1.

3-2-11-1


E dessa forma detalhamos aqui de forma sucinta a regra de backup 3-2-1 que é muito eficaz no quesito proteção de dados. Essa boa prática é muito difundida e utilizada pela Veeam.

Lembrando: As novidades não param ...